sexta-feira, 2 de maio de 2014

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS ENCERRA SUAS ATIVIDADES, EM FORTALEZA.

O XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), alcançou o resultado esperado pelos mais de dois mil e quinhentos congressistas, vindos de toda parte do Brasil. Foram quatro dias intensos de atividades que mantiveram salas e auditórios com capacidade máxima. Nesta edição, o evento apresentou como tema “Identidade e Diversidade Profissional” e prestou uma homenagem ao saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Paralelo à programação de minicursos e palestras, o XX CBA recebeu mais de três mil visitantes em sua feira de produtos e serviços.

Na sexta-feira, 25 de abril, último dia do Congresso, a movimentação começou no final da manhã, com uma coletiva para a imprensa cearense. Na pauta, a divulgação do posicionamento com relação à implantação de um binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luis, em Fortaleza, bem como as intervenções na Praça Portugal, prevista pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) da Prefeitura de Fortaleza. A despeito do anúncio, o debate sobre mobilidade urbana e patrimônio público integraram a programação científica do XX CBA, que recebeu mais de 80 conferencistas do Brasil e do exterior.

Participaram da coletiva o presidente do IAB-CE, Custódio dos Santos, acompanhado pelo vice-presidente, Rodrigo Ponce de Leon; o secretário geral adjunto, arquiteto José Otávio Santos; o diretor administrativo e financeiro e presidente da comissão organizadora do Congresso, Odilo Almeida; e Fabrício Porto Cavalcanti, diretor administrativo e financeiro adjunto. A imprensa foi recebida no auditório principal do Congresso.

Seguindo a programação, aconteceu ao final da tarde de sexta-feira, a mesa temática “Cidades Sustentáveis”, ministrada pelo arquiteto cearense Fausto Nilo, junto do Presidente da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), João Suplicy e de César Freitas, Presidente da Ordem de Arquitetos de Cabo Verde. Durante a explanação do tema foram indicadas soluções e viabilidades para assegurar a qualidade dos espaços públicos das cidades.

Em sua fala, o arquiteto Fausto Nilo destacou a importância das cidades como lugar privilegiado de intercâmbio e de desenvolvimento humano. Estruturar as cidades para facilitar as relações e garantir o seu melhor funcionamento implica em planejar e regular o uso do solo, as densidades urbanas, os sistemas de vias e múltiplos modos de transporte.


Carta aos candidatos

Ao fim do dia, houve apresentação da “Carta de Fortaleza”, documento formulado pelos arquitetos do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que levanta princípios para a elaboração de uma agenda sobre arquitetura e planejamento urbano nas cidades brasileiras. O documento deverá ser entregue, ainda este ano, aos candidatos à Presidência da República, com as demandas sugeridas pelos profissionais do planejamento para o desenvolvimento sustentável das cidades a da qualidade da vida urbana.

Para Romeu Duarte, conselheiro vitalício do IAB e presidente da Comissão Científico do Congresso, “a Carta de Fortaleza espelha o momento urbano brasileiro. Aborda desde a temática da habitação, planejamento de cidades, situação do profissional de arquitetura e também atende aos reclames legítimos das manifestações do ano passado. Talvez, essa seja a primeira e mais qualificada resposta aos problemas que foram evidenciados pelas ruas”. O documento foi apresentado ao público participante em Plenária Geral, pelo relator arquiteto Luiz Fernando Janot, membro do Conselho Superior do IAB, após a Palestra Magna com o arquiteto português Gonçalo Byrne.
Fonte: http://www.iab.org.br/

Pres. do Sarq-GO, Garibaldi Rizzo atento às explanações do Pres. CAU/BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás quer saber o que você achou do material postado?