quarta-feira, 14 de maio de 2014

CARTA AO PREFEITO DE GOIÂNIA

Durante o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis, ontem aqui em Goiânia, o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás distribuiu entre o público presente a cópia de um documento endereçado ao Prefeito Paulo Garcia, onde o SARQ-GO manifesta publicamente uma maior valorização da categoria.
Segue a íntegra do documento:

Senhor Prefeito,

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás deseja ser parceiro da Prefeitura de Goiânia na busca pela melhoria da qualidade de vida de sua população.
Para viabilizar os resultados técnicos que favoreçam atingir os conceitos de Sustentabilidade, ressaltamos a importância do papel do profissional Arquiteto, Urbanista e Engenheiro.
É com respeito que nos dirigimos ao senhor para colocar uma situação que, sabemos, vem ocorrendo a longo tempo, porém que, afirmamos não ser mais possível persistir! Consternados, queremos destacar a situação dos Analistas em Obras e Urbanismo (Arquitetos e Engenheiros) da Prefeitura de Goiânia.
Ressalta-se aqui o quão penosa é a trajetória destes profissionais até chegarem ao ponto de uma contratação e efetivação em um cargo público.
E, como se não bastasse, a jornada de aprendizado ao longo de uma vida, ainda torna se necessário provar e comprovar sua competência e conhecimento através das seleções dos concursos públicos. É justo! É a Lei!
Ora, em muitas das vezes, o profissional recém-empossado já acumula títulos, experiência e vivência na profissão que podem e devem ser revertidos em grandes benefícios para a população.
Hoje a remuneração realizada pela Prefeitura de Goiânia é proporcional a um terço do piso salarial, que é promulgado por lei (Lei 4.950-A de 22 de abril de 1966) para essas categorias profissionais para uma jornada de trabalho de seis horas. E isso representa pouco mais de dois salários mínimos mensais.
Destacamos as inúmeras funções que estes profissionais desempenham dentro da prefeitura: no planejamento, na criação e na execução de todos os setores que envolvem a construção e a manutenção do ambiente construído e do ambiente natural, ou seja, elaboração de projetos gráficos, análises técnicas, aprovações, pareceres técnicos, relatórios técnicos, vistorias técnicas, representações técnicas, reuniões técnicas, execução de obras, e, tantas outras funções às quais somos convocados.
E é neste sentido, que o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás coloca a situação destes profissionais que tanto contribuem para a construção de uma vida melhor para as comunidades e os seus cidadãos. Todos têm consciência da importância destes profissionais para o desenvolvimento da cidade e do Município de Goiânia, bem como do seu compromisso para que o desenvolvimento beneficie também as gerações futuras (sustentabilidade).
É com esta consciência de que desempenhamos um papel fundamental para pensar nossa cidade que pedimos uma ação imediata por parte dos dirigentes para que seja criado um Plano de Cargos e Salários aonde os arquitetos urbanistas e os engenheiros possam ser remunerados de forma justa e digna.

Que nosso valor seja reconhecido para que possamos lutar e construir uma cidade melhor!

Garibaldi Rizzo
Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás quer saber o que você achou do material postado?